date

11 3889.3939

CATETERISMO CARDÍACO E ANGIOPLASTIA COM STENT

CATETERISMO CARDÍACO E ANGIOPLASTIA COM STENT

A angioplastia com implante de stent é um procedimento terapêutico utilizado para tratar algumas pessoas que apresentam obstrução de coronária. Normalmente esse procedimento é realizado em pessoas que apresentam angina (dor no peito), infarto ou exames cardiológicos alterados. Antes de se realizar a angioplastia deve-se realizar obrigatoriamente o cateterismo cardíaco.

Apesar de muitas pessoas confundirem, o cateterismo e angioplastia são procedimentos diferentes. O cateterismo é um procedimento diagnóstico enquanto a angioplastia é um procedimento terapêutico. 

No cateterismo é introduzido um cateter (tubo longo e flexível) a partir da perna ou braço do paciente guiado pelo raio x até atingir o coração do paciente. Uma vez no coração será injetado um contraste que irá revelar a anatomia das coronárias do paciente. Caso o cateterismo mostre presença de entupimento importante de coronária pode-se optar por realizar angioplastia nesse mesmo momento ou posteriormente, ou ainda pode-se optar por cirurgia de revascularização do miocárdio (mamária + safena) ou tratamento com medicamento apenas. 

Para realização da angioplastia insere-se um outro tipo de cateter que apresenta um balão em sua ponta. Após alcançar o ponto de obstrução na coronária esse balão e inflado levando a abertura da coronária. Em seguida pode-se implantar um stent no local que havia obstrução. O stent é um tubo de metal que ajuda a manter a artéria coronária aberta, impedindo que ela se feche novamente nesse ponto. Existem basicamente 2 tipos de stent: convencionais e farmacológicos. Os stents farmacológicos são revestidos com substâncias medicamentosas para ajudar a diminuir ainda mais a chance de reobstrução no ponto tratado.

Atuamos avaliando a indicação e o acompanhamento clínico dos pacientes que já realizaram ou vão necessitar realizar esse tipo de procedimento.