date

11 3889.3939

CIRURGIA DE REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO (PONTE DE SAFENA + MAMÁRIA)

CIRURGIA DE REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO (PONTE DE SAFENA + MAMÁRIA)

Nessa cirurgia é utilizado um enxerto coronário que pode ser a veia safena, artéria mamária, artéria radial ou artéria gastroepiplóica. Os enxertos mais utilizados são a veia safena que é retirada das pernas no momento da cirurgia e a artéria mamária que já se encontra no interior do tórax. O princípio geral por trás dessa cirurgia é realizar o implante de um enxerto coronário que vai funcionar como um desvio para garantir que chegue sangue ao músculo cardíaco afetado pelo entupimento da coronária.

A mamária de uma forma geral apresenta uma durabilidade e um resultado melhor que a safena sendo normalmente utilizada na maioria dos casos desse tipo de cirurgia. Essa cirurgia é realizada com anestesia geral.

Nessa cirurgia é realizada uma abertura do tórax para alcançar o coração. Apesar dos avanços da angioplastia e dos stents nesses últimos anos, a cirurgia de revascularização do miocárdio ainda é bastante realizada. Se você tem doença arterial coronária, angina ou já teve infarto converse com seu cardiologista sobre a melhor opção de tratamento para você. 

Atuamos avaliando a indicação e o acompanhamento clínico dos pacientes que já realizaram ou vão necessitar realizar esse tipo de procedimento.