date

11 3889.3939

DISLIPIDEMIA (COLESTEROL E/OU TRIGLICÉRIDES ELEVADOS)

Diagnóstico: O aumento do colesterol e triglicérides no sangue leva ao depósito de gordura nas artérias do organismo sendo um fator de risco importante para o desenvolvimento de infarto agudo do miocárdio, AVC e doença arterial periférica de membros inferiores. Não gera sintomas o seu diagnóstico é feito através de exame de sangue após 12 horas de jejum. No exame de sangue deve-se dosar o colesterol total, LDL, HDL, triglicérides. O LDL, também conhecido como mau colesterol é o que apresenta maior associação com o desenvolvimento de problemas cardiológicos e deve ter seu nível no sangue bem controlado. O HDL, também chamado de bom colesterol, tem um efeito protetor no organismo, sendo desejável apresentar valores elevados no exame de sangue. O Triglicérides, não é tão prejudicial como o LDL, mas também deve ter seus níveis no sangue bem controlados.

Tratamento: O tratamento da dislipidemia pode ser através de mudança de estilo de vida e/ou medicamentos. Perda de peso, atividade física regular, e dieta balanceada rica em verduras e frutas e pobre em carnes vermelhas, frituras e gorduras ajudam a controlar o nível de colesterol no sangue. Dependendo do nível de seu colesterol no sangue e da presença de outros fatores de risco cardiológicos pode ser necessária a introdução de medicamentos para controle da dislipidemia. Para o controle do LDL colesterol normalmente é utilizado um medicamento do grupo das estatinas. Já para o controle dos triglicérides normalmente é utilizado algum medicamento do grupo dos fibratos.