date

11 3889.3939

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

Definição: Trata-se da condição em que o coração não consegue bombear sangue suficiente para suprir as necessidades do organismo.

Sintomas: O paciente pode sentir falta de ar aos esforços, inchaço de membros inferiores, cansaço e palpitação.

Causas: Pode apresentar várias causas como por exemplo: infarto prévio, doença valvar, chagas, hipertensão, álcool, secundária a arritmias, congênitas e etc.

Diagnóstico: O diagnóstico é feito através da história clínica, exame físico e de alguns exames, como por exemplo, raio x de tórax, eletrocardiograma, ecocardiograma com doppler colorido, dentre outros. A insuficiência cardíaca está frequentemente associada ao aumento do tamanho do coração, o que pode ser facilmente detectada no raio x de tórax e no ecocardiograma.

Tratamento: O tratamento consiste em tratar a causa de base quando possível, portanto alguns pacientes podem precisar de angioplastia coronária ou cirurgia cardíaca como revascularização do miocárdio ou cirurgia de troca valvar. Os pacientes devem evitar excesso de liquido e sal, já que nessa doença costuma ocorrer acúmulo de líquido no organismo.  Além disso vão necessitar também do uso de medicamentos que ajudam a controlar os sintomas e comprovadamente aumentam a sobrevida. Em casos extremos pode ser necessário a realização de transplante cardíaco.