date

11 3889.3939

Publicações e Notícias

CHECK-UP: SAIBA MAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO

CHECK-UP: SAIBA MAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO

Para quem quer saber o que está acontecendo com o seu organismo, um recurso bastante seguro é o check-up: uma bateria de exames ministrada por médicos especializados, através de equipamentos sofisticados e precisos que dão um diagnóstico detalhado acerca do funcionamento das funções do corpo.

Em nosso país, os check-ups não têm muita tradição. Tanto assim que são realizados, na maioria das vezes, por exigência de grandes empresas que vêem a saúde de seus funcionários como investimento.

Por outro lado o brasileiro só vai ao médico quando está seriamente doente. Nestes casos, o resultado do check-up pode surpreender e mostrar diagnósticos de doenças em estágios avançados. Além disso, existem pessoas que enxergam o check-up como uma salvação definitiva de todos o males, o que também é uma inverdade.

O aconselhável é mantermos uma periodicidade anual, porém em alguns casos, este tempo pode e deve ser menor, como em indivíduos portadores de hipertensão, colesterol alterado, diabetes, etc., evitando que algumas destas doenças se tornem graves.

Exame

O check-up é constituído por exame clínico geral e exames complementares como o hemograma, creatinina, glicemia, colesterol total e fração, triglicérides, ácido úrico, urina rotina, eletrocardiograma, ergométrico entre outros.

De posse dos resultados o médico tem condições de determinar qual o tipo de conduta para o caso, como por exemplo, o aconselhamento de mudança dos hábitos de vida, recomendações com relação aos problemas do tabagismo, uso de medicamentos, outros exames complementares, etc.

Através do check-up, pode-se detectar ainda, doenças graves como, por exemplo, o câncer de intestino ainda em estágios iniciais, o que permite a cura.

O check-up é uma das pontas da medicina preventiva que corresponde à união de dados da história clínica e exames complementares – vinculados a uma análise de história pessoal do paciente com o objetivo de detectar doenças incipientes ou iniciais.

Fonte: Boa Saúde

Outras Publicações