date

11 3889.3939

Publicações e Notícias

COMO É FEITO O ELETROCARDIOGRAMA? E PARA QUE SERVE?

COMO É FEITO O ELETROCARDIOGRAMA? E PARA QUE SERVE?

O que é eletrocardiograma?

O eletrocardiograma, como o próprio nome sugere, é um exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca (eletricidade que ele produz e transmite na pele) , registrada em gráficos que são comparados com gráficos padrão e que indicam, assim, o estado de normalidade ou de alteração dos músculos e da parte elétrica do coração.

A atividade elétrica cardíaca é semelhante a energia dos fios de condução elétricos da nossa casa, com lados positivos e negativos. São essas diferenças, captadas por eletrodos sensíveis colocados em pontos específicos do corpo, que são registradas nos gráficos do eletrocardiograma.

Apesar de ser de execução muito simples, o eletrocardiograma é um exame muito importante em cardiologia, pois ele permite diagnosticar desde condições banais até outras muito graves, como os infartos, aumento de cavidades cardiacas e arritmias,  por exemplo.

Como se realiza o exame?

O aparelho que realiza o exame é atualmente bem compacto, chamado eletrocardiógrafo. Esse aparelho registra a atividade elétrica na pele do paciente e transforma em padrões que o especialista analisa.

O exame é simples, indolor e geralmente muito rápido. O paciente deve deitar-se numa maca, de barriga para cima, tendo ao lado o pequeno aparelho que constitui o eletrocardiógrafo (usualmente portátil). O técnico colocará eletrodos grudados à pele dos braços (faces anteriores dos punhos), pernas (faces antero-mediais) e tórax do paciente, que captarão os estímulos elétricos do coração ou as repercussões deles à distância. A pele deve estar bem limpa e desengordurada nos locais de fixação dos eletrodos. 

Os eletrodos dos membros são fixados por braceletes e os do tórax por uma espécie de ventosa de borracha ou eletrodos de plásticos, permitindo aderência à pele sem o uso de agulhas ou outros instrumentos invasivos. Se o corpo do paciente tiver muitos pelos, uma depilação deve ser feita e se a pele for especialmente oleosa deve ser promovida uma limpeza local com álcool.

Cada uma das derivações em que são colocados eletrodos capta a atividade elétrica das várias partes do coração (anterior, posterior, lateral esquerda, lateral direita). O traçado é mostrado na tela do aparelho e pode ser impresso em papel A4 ou salvo no próprio aparelho.

Para que serve o exame?

O exame pode detectar arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, entre outros diagnósticos. O eletrocardiograma deve ser executado periodicamente, a partir dos 40 anos. A partir dele podem ser solicitados outros exames, mais específicos, se necessário, como por exemplo um exame de esteira para aqueles que se programam entrar numa academia.

Fonte: Morsch

Outras Publicações